Um encontro internacional, focado principalmente na troca entre artistas latino americanas das áreas de teatro, performance e artes visuais, buscando refletir sobre a ação política das mulheres e fortalecendo a rede entre as artistas da região de Campinas/SP.
Além de espetáculos teatrais que abordam questões relacionadas ao “ser mulher”, serão realizadas oficinas de teatro e defesa pessoal (conhecimento do corpo). Uma exposição audiovisual com obras recolhidas através de chamamento via internet para artistas do Brasil e de outros países.
Acontecerão também rodas de conversa sobre arte e outros temas que se relacionam com o fazer artístico de mulheres, por exemplo, como estão as políticas públicas voltadas para as mulheres na cidade de Campinas/SP.
O evento acontecerá em três dias, no feriado prolongado de dois de novembro. Na quinta-feira (3 de novembro) será a abertura da exposição internacional. Durante os dias 2, 3, e 4, acontecerão as oficinas, rodas de conversa; e os espetáculos teatrais. A exposição internacional ficará permanentemente aberta à visitação.
A semente desta proposta está no ano de 2013, no festival “Vértice Brasil” do Magdalena Project, em Florianópolis/SC. A partir dali, a venezuelana-espanhola Beatriz Afonso se conectou à brasileira Pâmella Villanova e à colombiana, morando no Brasil, Oriana Del Mar Salcedo. De lá pra cá, continuamos em contato com trocas artísticas diversas, e, finalmente, Gabriela Pardim - capoeirista e produtora cultural - e Cristiane Taguchi - atriz e produtora cultural- se juntam para produzir este encontro internacional.
O evento será realizado com recursos próprios e com apoio da rede Madalena Project <uma rede dinâmica e intercultural de mulheres no teatro e na performance, cujo interesse comum situa-se no comprometimento de assegurar a visibilidade do empenho artístico das mulheres> pois acreditamos na forma de organização em rede para fortalecer os trabalhos.
Onde?
O que é?
O encontro acontecerá no Terraço Garatuja, um espaço cultural que está nascendo na cidade de Campinas, coordenado pelas propositoras deste projeto. A proposta do espaço é ser uma sala de atividades indisciplinares – porque a arte não cabe em disciplinas. Ali, tem acontecido atividades de formação e eventos abertos à comunidade, de feiras livres a aulas semanais.
É de notar que, o movimento cultural da cidade de Campinas está localizado principalmente no centro e na região próxima à universidade (UNICAMP). Devido a dificuldades como o transporte público precário, alto custo de ingressos, falta de acesso à divulgação, entre outros, grande parte da população não frequenta as atividades. Daí a importância de eventos culturais em outras regiões da cidade. Este encontro será realizado fora desse eixo tradicional de cultura, em um espaço cultural coordenado por mulheres: o Terraço Garatuja.
Terraço Garatuja fica na Rua São Miguel Arcanjo, 1539, segundo andar, no Jd Nova Europa em Campinas. Para mais informações, acessar: www.facebook.com/terracogaratuja
Equipe ELLAS
Produção geral: Beatriz Afonso (Venezuela), Gabriela Pardim (Campinas), Oriana del Mar Salcedo (Colômbia), Pamella Villanova (Campinas) e Cristiane Taguchi (São Paulo).
Coordenação de exposição internacional: Gabriela Pardim (Campinas) e Beatriz Afonso (Venezuela).
Desenho gráfico: Bárbara Ghirello (Campinas) e Gabriela Pardim (Campinas)
Divulgação: Gabriela Pardim, Oriana Del Mar Salcedo, Pamella Villanova e Cristiane Taguchi.
Ministrantes da oficina Corpo-Expressão: autodefesa feminista: Lauren Souza (Campinas)
Ministrante da oficina Angola: Capoeira-Mãe: Gabriela Pardim (Campinas)
Ministrante de oficina de Expressão Corporal Sensorial: Beatriz Afonso (Venezuela - Espanha)
Espetáculo “Mulher em luta, mulher em guerra”: Oriana Del Mar Salcedo (Colômbia)
Espetáculo “Helena Vadia”: Pamella Villanova (Campinas).
Espetáculo “Recetas de Teatro”: Beatriz Afonso (Venezuela - Espanha)
Espetáculo “La Minga”: Grupo Grito de Teatro (Campinas)
Convidadas para conversa sobre políticas públicas da mulher: Coletivo Parajás, Gina Aguilar, Regina Simião e Vereadora Mariana Conti (Campinas).
Apoio com registro fotográfico: Gabriella Zanardi (@gabriellazanardi @flor_e_ser), Marina Barbim (FB Marina Barbim Fotogarfia), Fabiana Ribeiro e Adriane Bagdonas.